
Se uma imagem vale mil palavras, não existem no mundo palavras suficientes para descrever a exposição “toques d’alma”, da Universidade Sénior do Porto Santo.
“toque sem usar as mãos”
Inspirada no poema de Gabriel Castro “Eu já vi beijos sem usar os lábios, toque sem usar as mãos”, as fotografias desafiam-nos a refletir sobre a partilha de afetos. Nas imagens, a preto e branco, essa partilha ganha novas expressões.

“Numa altura em que o distanciamento físico e social é a palavra de ordem, é imperativo repensar a nossa relação com os outros e a troca de afetos”, lemos na apresentação da exposição fotográfica.

“De que forma podemos mostrar ao outro que gostamos dele? De que forma podemos mostrar afeto sem haver o tradicional beijo ou aperto de mão?”, resumiu, ao Jornal Digital A Ilha, a responsável pelo projeto. Para Rute Areal, o tempo que vivemos obriga-nos a refletir sobre a solidão e o afastamento uns dos outros e a forma de combater esse distanciamento, seja através de um gesto, seja através de um olhar.

Aberta aos “jovens” com mais de 55 anos, a Universidade Sénior do Porto Santo procura estimular o envelhecimento ativo. “Não fiquem em casa” é o apelo final lançado por Rute Areal, “a Universidade Sénior promove, todas as semanas, atividades surpresa, para as quais todos estão convidados a aparecer.”

A exposição está patente no Centro Cultural do Porto Santo de 12 a 27 de novembro.