Uma orquestra de Natal

ZZZZZZZzzzzzzzzz, ZZZZZzzzzZZZZZZZZzzz, zzzzZZZZzz!

O som da motosserra é substituído pelo do martelo. PAM! pam! PAM! PAM! Quatro pancadas secas fixam a tábua à parede do estábulo. Numa cadência contínua, ritmada, qual orquestra, o presépio ganha forma, pela mão de uma dezena de “músicos”, funcionários da Câmara Municipal do Porto Santo. Aliam a experiência a um gosto muito especial no trabalho que lhes foi pedido.

A “orquestra” dá os últimos retoques. Crédito fotográfico: Francisco Abreu

Sob o olhar atento dos responsáveis pela concepção do espaço, quais maestros de uma afinada banda filarmónica, o estábulo, as casas, a “cidade de Belém” ganha forma, no Largo do Pelourinho, no centro da Cidade.

O tempo urge e, por todo o lado, dão-se os últimos retoques, indiferentes à chuva que cai copiosa e repentinamente e, tão rápido como surgiu, voi embora e dá lugar a um esplendoroso sol.

Mais tarde, hão-de surgir os eletricistas, com quilómetros de fios elétricos para decorar as icónicas árvores de natal, ou estendidos em jogos de formas, com motivos alusivos à quadra, a partir do dia 1 de dezembro hão-de dar cor à Festa Porto-santense.

No centro da cidade são muitos os motivos de Natal. Crédito: Francisco Abreu

A todos um Bom Natal! A todos um Bom Natal!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Susana Freitas reconduzida para mais um mandato

Dom Dez 5 , 2021
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Prof. Doutor Francisco F. Branco vai manter a sua Presidente. Susana Freitas, foi, este sábado, reconduzida para um novo mandato à frente dos destinos daquela Associação. No balanço ao ato eleitoral que a reconduziu para mais um […]