
Decorre a bom ritmo o projeto de prevenção de incêndios no Sítio dos Morenos, na Ilha do Porto Santo.
Depois da abertura de um acesso, (agora vedado), da plantação de várias espécies de árvores, e da construção uma estrutura semelhante a uma casa, o Sítio dos Morenos está preparado para as catástrofes.
Esse é, aliás, um dos motivos apontados para a intervenção naquela zona remota da Ilha. O projeto, particular, apoiado pelo PRODERAM 2020, visa o “Apoio à Prevenção da Floresta contra Incêndios Florestais, Catástrofes Naturais e Acontecimentos Catastróficos”, como se pode ler na placa junto ao portão de acesso.

Situado em plena Área de Gestão Florestal dos Morenos, a nova infraestrutura beneficia de uma vista privilegiada: uma mancha florestal de pinheiros de Alepo, uma encosta de tabaibos que se estende até ao mar.
O Sítio dos Morenos, além da zona de lazer, integra a lista de Geossítios referenciados pela Secretaria do Ambiente. O pôr do sol, ali, constitui um cartaz turístico da Ilha.
Embora não haja memória de quaisquer fogos naquela zona (as espetadas na Zona de Lazer não contam), o espaço está claro, agora, melhor preparado para enfrentar essa catástrofe que são os incêndios.