Segredo vandalizado

Endemicxperiences denunciou a destruição de património. Crédito: Endemicxperiences

Um dos segredos mais bem guardados do Porto Santo já apresenta sinais de vandalismo.

As formações em arenito na costa Este da Ilha, desconhecidas da generalidade do público, até há pouco tempo, já apresentam marcas da passagem das pessoas.

O espaço, prístino, atraiu imensos curiosos depois da divulgação de fotos nas redes sociais. O exotismo das formações geológicas, o jogo de cores e o enigma associado ao espaço desconhecido, terão levado centenas de curiosos a procurar o local e alguns teimam em deixar a sua marca.

Marcas do homem do séc. XXI no arenito com milhões de anos. Crédito: Endemicxperiences

Inscrições no arenito, pontas de cigarros, embalagens, refrigerantes e garrafas de cerveja marcam agora a paisagem de um dos segredos do Porto Santo.

As reações de repúdio ao vandalismo não se fizeram esperar e os apelos à proteção do património da Ilha também. “Deixem apenas as pegadas, não levem mais do que as fotos no telemóvel”, sugere um desses apelos.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Saldo natural negativo na Ilha

Qua Abr 28 , 2021
O saldo natural, ou comparação entre o número de mortes e de nascimentos, é negativo no Porto Santo. Com base nessa comparação o município perdeu três dezenas de habitantes. Com apenas 24 nascimentos (12 rapazes e 12 raparigas) e 54 óbitos (27 homens e 27 mulheres), o prato da balança […]