Saramago de visita à Ilha

Centenário de Saramago em exposição no Porto Santo: Crédito: Fundação José Saramago

Está patente, na sala de exposições do edifício dos Paços do Concelho, uma exposição que assinala o centenário do nascimento de José Saramago.

Intitulada “Voltar aos passos que foram dados”, a exposição apresenta uma retrospectiva da vida e obra do único nobel da literatura português, nascido em 1922, no Ribatejo.

Desde a infância, às dificuldades económicas, ao reconhecimento nacional e internacional, um conjunto de duas dezenas de cartazes sintetiza o trabalho do autor de Memorial do Convento.

Preparada pela Fundação homónima, a exposição sobre o centenário de José Saramago procura divulgar o seu trabalho, frequentemente polémico.

“Quando um político mente, destrói a base da democracia”.

Autor de mais de 40 obras, de referência, como: Levantado do chão, O Evangelho segundo Jesus Cristo (que lhe valeu o exílio), O Conto da Ilha Desconhecida, ou Ensaio sobre a Cegueira, esta exposição é uma oportunidade para conhecer um homem e uma obra universal.

A exposição estará patente ao público das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.30 até ao dia 26 deste mês.

Três frases de Saramago:

“Sem Deus a minha obra ficaria incompleta.”

“Quem retrata, a si mesmo se retrata.”

“Quando um político mente, destrói a base da democracia.”

Porto Santo, 19.04.2022

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Ambiente abre processo aos trabalhos na duna

Qua Abr 20 , 2022
A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) vai abrir um processo de averiguações relativamente à movimentação de areia na duna da praia do Porto Santo. A informação transmitida ao jornal digital A Ilha, após pedido de esclarecimentos dá conta da instauração de um processo “será instaurado um processo […]