Retenção e abandono escolar em queda na Ilha

PORTA33 — Entrada [Madeira]
Diminuição de alunos e de escolas é uma realidade na Ilha. Crédito: Porta 33

O número de alunos retidos ou que abandonaram a Escola diminuiu drasticamente, na Ilha do Porto Santo.

De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), a taxa de retenção/desistência passou de 18,3% para 6,0%, entre 2004/2005 e 2018/2019. Naquele ano, Porto Santo ocupava a 2ª posição logo a seguir a Porto Moniz, como município onde os alunos reprovavam ou abandonavam a Escola. 15 anos mais tarde, Porto Santo passou a ocupar a 4ª posição, atrás de municípios como Machico, Porto Moniz e Ribeira Brava.

A publicação da DREM dá conta de outras alterações profundas, na Educação, neste início de 2000. Ao nível dos estabelecimentos de ensino, por exemplo, das 4 escolas do 1º ciclo existentes (3 públicas e 1 privada), passaram a 2 (1 pública e uma privada).

“Em 20 anos, 3º ciclo regista menos 150 alunos”

Também o número de alunos sofreu alterações. Entre 1999/2000 e 2018/2019 registou-se uma queda no número de alunos em todos os graus de ensino. A redução mais drástica ocorreu no 3º ciclo com uma diminuição de centena e meia de alunos. De 324 inscritos no início do século, passou a menos de duas centenas, 179 alunos.

Estes e outros números podem ser acompanhados em https://estatistica.madeira.gov.pt/

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Recordar sabores do passado no Bar da Ana

Qua Fev 24 , 2021
“Reavivar memórias, através de cheiros e sabores que lhes trazem muita alegria.” (Entrevista em torno de um elemento único da gastronomia porto-santense) A Ilha do Porto Santo tem sabores e saberes únicos. No Bar da Ana, no Sítio da Lapeira, é possível encontrar tudo isso. Lá, num espaço cheio de […]