
A Ilha do Porto Santo conta com quatro monumentos naturais: Pico de Ana Ferreira, Ilhéu de Cima, Ilhéu da Cal e a Praia.
Estes quatro monumentos integram a recentemente criada Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira. A lista, com treze áreas classificadas, foi, esta terça feira publicada no Jornal Oficial da Região (JORAM).
Estas áreas “caracterizam-se por serem áreas de elevado valor geológico e importância natural e cultural e que, devido à sua raridade, qualidades estéticas inerentes, biodiversidade associada e significado cultural, importa preservar e salvaguardar”, refere o JORAM.
Dentro dos limites das áreas destes espaços há diversas atividades que estão proibidas ou condicionadas, como a investigação, extração, construção ou provas desportivas.
Memória descritiva do Pico
O monumento natural do Pico de Ana Ferreira circunscreve um relevo com cerca de 1100 metros de extensão e altitude máxima de 288 metros. Em relação às caraterísticas geológicas, esta crista corresponde a um relevo residual de dureza que evoluiu por processos de erosão “diferencial que atuaram sobre um dique mugearítico e as rochas encaixantes de natureza hialoclastítica. Na zona norte, existe uma antiga pedreira onde se observa uma disjunção prismática com colunas quase perfeitas, de elevado valor estético.”