Quatro monumentos naturais na Ilha

O Pico Ana Ferreira integra a Rede de Monumentos

A Ilha do Porto Santo conta com quatro monumentos naturais: Pico de Ana Ferreira, Ilhéu de Cima, Ilhéu da Cal e a Praia.

Estes quatro monumentos integram a recentemente criada Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira. A lista, com treze áreas classificadas, foi, esta terça feira publicada no Jornal Oficial da Região (JORAM).

Estas áreas “caracterizam-se por serem áreas de elevado valor geológico e importância natural e cultural e que, devido à sua raridade, qualidades estéticas inerentes, biodiversidade associada e significado cultural, importa preservar e salvaguardar”, refere o JORAM.

Dentro dos limites das áreas destes espaços há diversas atividades que estão proibidas ou condicionadas, como a investigação, extração, construção ou provas desportivas.

Memória descritiva do Pico

O monumento natural do Pico de Ana Ferreira circunscreve um relevo com cerca de 1100 metros de extensão e altitude máxima de 288 metros. Em relação às caraterísticas geológicas, esta crista corresponde a um relevo residual de dureza que evoluiu por processos de erosão “diferencial que atuaram sobre um dique mugearítico e as rochas encaixantes de natureza hialoclastítica. Na zona norte, existe uma antiga pedreira onde se observa uma disjunção prismática com colunas quase perfeitas, de elevado valor estético.”


Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Sem comentários

Sex Mar 19 , 2021