Quatro F-16 durante 24 horas

Partida dos F-16. Crédito: Movimentos Porto Santo

Quatro F-16 da Força Aérea Portuguesa estiveram no Porto Santo durante cerca de 24 horas.

As aeronaves partiram hoje para os Açores após pernoitarem na Ilha, numa curta visita que não deixou indiferente uma parte significativa da população.

Segundo publicação da FAP, está a decorrer o “exercício “Operação Atlântida”, que visa o treino da projeção, operação e sustentação dos F-16M no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente (Arquipélagos da Madeira e Açores).

Os F-16M descolaram da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, para efetuar uma missão de Luta Aérea combinada de longo alcance (a mais de 1300 km) com os F-18, da Força Aérea Espanhola, numa zona isolada entre a Madeira e as Canárias.

O Centro de Relato e Controlo do Comando Aéreo, em Monsanto, em conjunto com a Estação de Radar N. 4, no Pico do Areeiro, na Madeira, foram responsáveis por controlar a missão. 

Estas missões são essenciais para garantir a presença, soberania e segurança do Espaço Aéreo Nacional e Aliado na região Euro-Atlântica. “

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

"Sagres" ao largo

Qui Jul 28 , 2022
O navio-escola Sagres lançou âncora, hoje, ao largo do Porto Santo. O navio da Armada Portuguesa realiza assim uma primeira paragem, numa longa viagem que conta com paragens no Brasil e em Cabo Verde. Amanhã, deverá escalar o Funchal. O NRP Sagres, além da realização da viagem de instrução aos […]