
Este ano de 2021 será marcado por dois atos eleitorais: eleições para a Presidência da República e autárquicas.
Dentro de 20 dias, os portugueses serão chamados a eleger o novo presidente para os próximos cinco anos. Por se tratar de um ato relevante na vida pública de todos os cidadãos portugueses, o jornal digital A Ilha irá fazer o acompanhamento e divulgação das matérias relacionadas com este ato eleitoral.
Nas eleições regionais de 2019, a Ilha do Porto Santo contou com 5. 152 inscritos, tendo exercido o seu direito de voto 3.048 cidadãos.
24 é o número mágico

O atual Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, marcou as eleições para o dia 24 de Janeiro de 2021. O anúncio foi feito a 24 de Novembro de 2020. Os candidatos apresentaram as suas candidaturas, formalmente, perante o Tribunal Constitucional, até ao dia 24 de Dezembro.
Neste momento estão sete portugueses na corrida ao mais alto cargo da política nacional: Ana Gomes, André Ventura, João ferreira, Marcelo R. Sousa, Marisa matias Tiago Mayan e Vitorino Silva. Irregularidades na apresentação da candidatura de Eduardo Batista levaram à sua exclusão, embora o seu nome apareça no boletim de voto. Este candidato apresentou apenas 11 das 7.500 assinaturas exigidas. Todos os cidadãos eleitores, portugueses de origem, de acordo com a Constituição, e maiores de 35 anos podem apresentar-se a eleições, devendo para o efeito recolher entre 7.500 a 15.000 assinaturas.
O período pré-eleitoral tem sido marcado por vários incidentes, nomeadamente a recusa inicial em incluir o candidato Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rãs) nos debates televisivos.
Oficialmente a campanha iniciar-se-á a 10 de janeiro e terminará às 24 horas da antevéspera do dia marcado para a eleição.