Portosantense ou Porto-santense?

Ver escrito que somos bons é sempre muito bom. Sobretudo, quando vemos o elogio expresso em letras garrafais, num cartaz gigante, ao pé da estrada!

O peito enche-se de orgulho, sentimo-nos importantes, crescemos, crescemos… até que a dúvida se instala … há algo de errado no cartaz, algo não bate certo! Afinal, é portosantense ou porto-santense?

Importa cuidar da Saúde e cuidar da Língua

Um qualquer Prontuário Ortográfico de Língua Portuguesa esclarece qualquer dúvida. Neste caso, consultado o trabalho de José Manuel de Castro Pinto, verificamos que os nomes étnicos, pátrios ou gentílicos obedecem a várias regras e descobrimos algumas curiosidades. Nos nomes compostos, por exemplo, às vezes opta-se pelo elemento considerado principal, como em Cercalense, habitante de Cercal do Alentejo; ou, quando um ponto cardeal faz parte do topónimo, invertem-se os elementos, que são ligados por um hífen, como em sul-americano (da América do Sul). Ora, na extensa lista de nomes mais significativos, também aparece a designação dos habitantes do Porto Santo – porto-santenses.

Assim, apesar das constantes alterações à ortografia e até, mesmo, da consagração do nome do Clube Desportivo Portosantense, a forma correta da palavra é, mesmo, porto-santense.

P.s: Claro que o porto-santense agradece o elogio, mas pede também que se respeite o seu nome: porto-santense.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

2 thoughts on “Portosantense ou Porto-santense?

  1. Pensei que o Sr. Professor, depois do excelente resultado por si obtido nas autárquicas, estivesse uns mesitos sem aparecer.
    Afinal foram, apenas, umas breves férias.
    Haja mais gaffes, para mais conteúdo.
    Cumprimentos.

    1. Bom dia! Obrigado pelo seu comentário. A minha ausência tem mais a ver com o início do ano letivo do que com resultados de eleições. Agora que o trabalho na Escola já está orientado, creio que terei mais tempo para o jornal digital. Cordialmente, CS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Parabéns, Porto-santenses!

Seg Nov 1 , 2021
Hoje, o Porto Santo e os Porto-santenses estão de parabéns! 1.11.2021 ! Se a data não é consensual, mais do que os números, importa assinalar a ação – Porto Santo acolheu os primeiros navegadores da grande Epopeia dos Descobrimentos! E os seus descendentes aí estão, 603 anos depois, a honrar […]