Porto Santo, Ilha Verde

Um manto verde cobriu a Ilha Dourada

A Ilha do Porto Santo pode, com propriedade, ser, por estes dias, chamada de Ilha Verde.

A elevada precipitação das últimas semanas provocou uma alteração profunda na cor tradicional da Ilha Dourada, enchendo dos mais diversos tons de verde (e amarelo) todo o território.

Embora o longo areal que carateriza a Ilha se mantenha apelativo, são agora os diversos picos que atraem as atenções dos residentes e dos poucos turistas que por estes dias usufruem da tranquilidade do Porto Santo.

“É impossível não nos apaixonarmos pelo Porto Santo!”

É o caso de Ana e de Ricardo que aproveitando uma folga, realizaram uma caminhada até ao Pico Branco e a Terra Chã, “é um passeio extraordinário, com o sol agradável e este imenso verde”, relataram ao jornal digital A Ilha “é impossível não nos apaixonarmos pelo Porto Santo!”

E a paixão tem inundado as redes sociais com fotografias que testemunham todo o esplendor da natureza.

A pé ou de bicicleta, em lazer ou à procura de ranchões (planta típica desta época, utilizada na gastronomia tradicional), sozinhos ou em pequenos grupos, os porto-santenses aproveitam por estes dias o merecido espetáculo que a Natureza e a História têm para oferecer.

Vestígios da ocupação humana e Pico do Maçarico ao fundo

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Porto Santo à conversa

Qua Jan 27 , 2021
Conversar sobre o Porto Santo, apresentar os problemas, trocar ideias, propor soluções é o desafio lançado por Miguel Brito, no espaço “Porto Santo à conversa”. O debate, online e em direto, conta com a participação de vários convidados e está aberto a todos os que queiram participar e “contribuir para […]