Pedra do Badejo Amarelo

(Texto e imagem de Joana Ricardo da Porto Santo Sub – Centro de Mergulho)

Um raríssimo badejo amarelo foi avistado nos mares da Ilha do Porto Santo

A paixão pelo mar sempre nos motiva a procurar novos spots com formações rochosas diferentes e às vezes com agradáveis surpresas, como algum habitante mais raro.

O mar do Porto Santo tem esta característica que eu não conheço em mais lado nenhum: o peixe gosta de se juntar num ponto de encontro e fica por ali, seja porque fica ao abrigo da corrente, ou porque encontra um ecossistema mais equilibrado… a verdade, é que se nos afastarmos 20m desse local, praticamente não encontramos nem uma castanheta!

Aconteceu num mergulho exploratório, daqueles em que a expectativa é mesmo baixinha! Primeiro, apenas umas castanhetas fugidias, assustadas com a nossa presença, depois algumas seifias entretidas a petiscar algas, que nos ignoraram soberanamente e por fim, lá em baixo, o encontro inesperado com um raro badejo amarelo!

O badejo amarelo posa para a posteridade

Ao longo de quase 20 anos e com milhares de mergulhos nas nossas águas, não tenho memória de me ter cruzado com um badejo desta cor!

Para tornar a experiência mais sublime, este simpático peixe mostrou-se tão curioso acerca de nós como nós dele! Pudemos fazer fotos e filmagens, sem que ele mostrasse qualquer sinal de medo ou stress e acompanhou-nos durante todo o mergulho, a mostrar a sua casa e os recantos mais secretos!

Tal foi o encanto, que teve a honra de dar nome ao spot, que agora e para sempre, será “A Pedra do Badejo Amarelo”…que viva muitos anos e proporcione a quem nos visita mergulhos inesquecíveis!

O mar do Porto Santo tem esta característica que eu não conheço em mais lado nenhum

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

A Ilha do Porto Santo e a Restauração da Independência

Ter Dez 1 , 2020
A História da Ilha do Porto Santo cruza-se com a própria história do domínio filipino e a restauração da independência. Mercê da sua posição estratégica, a pequena ilha situada no meio do oceano Atlântico, representou a partir do seu povoamento no século XV, uma presa e uma base. Uma presa […]