(Texto e imagem de Joana Ricardo da Porto Santo Sub – Centro de Mergulho)

A paixão pelo mar sempre nos motiva a procurar novos spots com formações rochosas diferentes e às vezes com agradáveis surpresas, como algum habitante mais raro.
O mar do Porto Santo tem esta característica que eu não conheço em mais lado nenhum: o peixe gosta de se juntar num ponto de encontro e fica por ali, seja porque fica ao abrigo da corrente, ou porque encontra um ecossistema mais equilibrado… a verdade, é que se nos afastarmos 20m desse local, praticamente não encontramos nem uma castanheta!
Aconteceu num mergulho exploratório, daqueles em que a expectativa é mesmo baixinha! Primeiro, apenas umas castanhetas fugidias, assustadas com a nossa presença, depois algumas seifias entretidas a petiscar algas, que nos ignoraram soberanamente e por fim, lá em baixo, o encontro inesperado com um raro badejo amarelo!

Ao longo de quase 20 anos e com milhares de mergulhos nas nossas águas, não tenho memória de me ter cruzado com um badejo desta cor!
Para tornar a experiência mais sublime, este simpático peixe mostrou-se tão curioso acerca de nós como nós dele! Pudemos fazer fotos e filmagens, sem que ele mostrasse qualquer sinal de medo ou stress e acompanhou-nos durante todo o mergulho, a mostrar a sua casa e os recantos mais secretos!
Tal foi o encanto, que teve a honra de dar nome ao spot, que agora e para sempre, será “A Pedra do Badejo Amarelo”…que viva muitos anos e proporcione a quem nos visita mergulhos inesquecíveis!

“O mar do Porto Santo tem esta característica que eu não conheço em mais lado nenhum“