Hoje, o Porto Santo e os Porto-santenses estão de parabéns!

1.11.2021 ! Se a data não é consensual, mais do que os números, importa assinalar a ação – Porto Santo acolheu os primeiros navegadores da grande Epopeia dos Descobrimentos! E os seus descendentes aí estão, 603 anos depois, a honrar a Tua memória, a fazer de Ti a sua casa!
Com pequenos interregnos, provocados por ataques piratas ou secas prolongadas, como aquela que, ali por meados do século XIX forçou centenas de Porto-santenses ao exílio no Santo da Serra, este pequeno torrão, no meio do Atlântico, sempre soube acolher e ser o lar de abnegados heróis. Heróis anónimos que, dia a dia, ano após ano, século após século, cuidaram da sua Ilha para que a Ilha cuidasse deles.
Heróis anónimos que, dia a dia, ano após ano, século após século, cuidaram da sua Ilha para que a Ilha cuidasse deles.
Hoje, os descendentes de Zarco ou navegadores de marés mais recentes, que aqui aportaram em busca do seu refúgio, partilham saberes, fazeres e prazeres, todos juntos, construindo uma casa comum que é a Ilha do Porto Santo.
Se fomes, secas,piratas e quejandos não foram capazes de Vos vergar, Porto-santenses, só podemos augurar um grande futuro! Que venham os próximos 603 anos!
P.s.: O jornal e os jornalistas devem evitar ser notícia, mas ao completar um ano de vida, não poderíamos deixar de assinalar também o 1º aniversário do Jornal Digital A Ilha. Obrigado a todos os que à sua maneira contribuíram para projeto! Abraço!