Parabéns, Porto-santenses!

Hoje, o Porto Santo e os Porto-santenses estão de parabéns!

1.11.2021 ! Se a data não é consensual, mais do que os números, importa assinalar a ação – Porto Santo acolheu os primeiros navegadores da grande Epopeia dos Descobrimentos! E os seus descendentes aí estão, 603 anos depois, a honrar a Tua memória, a fazer de Ti a sua casa!

Com pequenos interregnos, provocados por ataques piratas ou secas prolongadas, como aquela que, ali por meados do século XIX forçou centenas de Porto-santenses ao exílio no Santo da Serra, este pequeno torrão, no meio do Atlântico, sempre soube acolher e ser o lar de abnegados heróis. Heróis anónimos que, dia a dia, ano após ano, século após século, cuidaram da sua Ilha para que a Ilha cuidasse deles.

Heróis anónimos que, dia a dia, ano após ano, século após século, cuidaram da sua Ilha para que a Ilha cuidasse deles.

Hoje, os descendentes de Zarco ou navegadores de marés mais recentes, que aqui aportaram em busca do seu refúgio, partilham saberes, fazeres e prazeres, todos juntos, construindo uma casa comum que é a Ilha do Porto Santo.

Se fomes, secas,piratas e quejandos não foram capazes de Vos vergar, Porto-santenses, só podemos augurar um grande futuro! Que venham os próximos 603 anos!

P.s.: O jornal e os jornalistas devem evitar ser notícia, mas ao completar um ano de vida, não poderíamos deixar de assinalar também o 1º aniversário do Jornal Digital A Ilha. Obrigado a todos os que à sua maneira contribuíram para projeto! Abraço!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Associação de Pais quer melhorar a vida escolar

Qui Nov 4 , 2021
O Centro Cultural e de Congressos acolhe, esta sexta feira, o Iº Fórum de Pais e Encarregados de Educação. Promovido pela Associação de Pais da Escola Básica e Secundária, o encontro pretende debater e sugerir ações para melhorar a vida escolar dos alunos do Porto Santo. “Exactamente para podermos averiguar […]