Orçamento Participativo não saiu do papel

A criação de um Parque Infantil no Campo de Cima foi um dos projetos aprovados

Anunciado com pompa e circunstância em 2019, o Orçamento Participativo da Região para 2020, no que ao Porto Santo diz respeito, não saiu do papel.

Nenhum dos quatro projetos aprovados na Ilha viu, para já, a luz do dia.

Recorde-se que o vice-presidente, Pedro Calado, anunciou a 27 de Julho de 2019, no Centro Cultural e de Congressos, uma verba de 250.000 euros, 10% do total orçamentado de 2,5 milhões de euros para projetos onde “as pessoas sabem que o seu contributo não é teórico, é prático”, referiu na altura.

Promovido durante duas semanas, ao longo do mês de Julho, por toda a Região, Escolas e Universidade incluídas, o Orçamento Participativo contemplaria, nas palavras do próprio “projetos sugeridos pela comunidade, um ato democrático de cidadania”.

Os quatro projetos mais votados, na Ilha do Porto Santo, foram: “Velejar pela Inclusão”, contemplado com 110.000 euros e 266 votos; “Criação de um parque infantil, ginásio ao ar livre e zona de lazer no Sítio do Campo de Cima”, com 50.000 euros e 30 votos; “O Clube cá Fora”, com 50.000 euros e 283 votos e “Aquisição de uma viatura para pessoas com mobilidade reduzida para o Lar de Idosos da Fundação de Nossa Senhora da Piedade, com 34.000 euros e 196 votos.

A proposta de Orçamento Participativo do Sporting Clube do Porto Santo – “Clube cá Fora” foi a mais votada.

A 30 dias do final do ano de 2020, à não concretização do Orçamento Participativo não será alheia a situação pandémica, mas também é verdade que os cidadãos esperam que as promessas políticas sejam concretizadas.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Pedra do Badejo Amarelo

Seg Nov 30 , 2020
(Texto e imagem de Joana Ricardo da Porto Santo Sub – Centro de Mergulho) A paixão pelo mar sempre nos motiva a procurar novos spots com formações rochosas diferentes e às vezes com agradáveis surpresas, como algum habitante mais raro. O mar do Porto Santo tem esta característica que eu […]