Novas cores na paisagem da Ilha

Ei-los a anunciar a Primavera: os massarocos.

Há novas cores no Porto Santo: cor-de-rosa e azul! Não! Não se trata de distinguir meninas e meninos! São simplesmente as flores dos massarocos a anunciar a Primavera.

Nas encostas de vários picos, jardins domésticos, ou beiras dos caminhos, as novas tonalidades têm-se espalhado pela Ilha à medida que os massarocos florescem, numa explosão de cor e… alimento, para as abelhas e borboletas que neles se deliciam.

A “espiga” do massaroco é um festim para as abelhas.

Popularmente conhecidos como massarocos (ou maçarocos), no arquipélago da Madeira estão identificados três géneros endémicos: o Echium candicans, adaptado a altitudes entre os 800 e os 1500 metros e a Echium nervosum, que cresce a altitudes mais baixas, entre 0 e 300; e o mais recentemente “descoberto” Echium portosanctensis. Eles distinguem-se entre si pelas cores e pelo formato das suas coloridas “espigas”, entre outras marcas.

Estes pequenos arbustos adaptam-se bem aos solos rochosos ou arenosos, necessitam de pouca água e são resistentes aos ventos e à salinidade do mar.

Belos, únicos e… em perigo

Estudos recentes (2001) apontavam o Massaroco-do-Porto-Santo (Echium portosanctensis) como um organismo vulnerável devido ao reduzido número de exemplares (estimavam-se em menos de 1000) e reduzida área de distribuição (cerca de 4km2), bem como a ameaça de contaminação entre géneros.

Porto Santo (03/04/2022)

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Bettencourt tece elogios, críticas e propõe soluções

Seg Abr 4 , 2022
O vereador do movimento Uma Nova Esperança (UNE), Luís Bettencourt, apresentou mais um vídeo de balanço do seu trabalho como vereador na Câmara Municipal do Porto Santo. Bettencourt começou por apresentar duas soluções para um problema que afeta gravemente o comércio e serviços no centro da cidade – a falta […]