
É aguardada por estes dias a chegada do navio NRP Sagres à Ilha.
De acordo com um comunicado da Marinha Portuguesa, a viagem de instrução 2021 contempla a passagem por sete portos nacionais e diversos fundeadouros.
Depois da passagem pela Ponta de Sagres, o navio dirige-se para a Região Autónoma da Madeira, onde irá fundear no Porto Santo e, mais tarde, rumará ao Funchal, permanecendo na Região até ao dia 11 de Setembro. Daqui partirá para o arquipélago dos Açores. A bordo seguirão cadetes do 3º, 2º e 1º ano.
O regresso à Base Naval de Lisboa está previsto para Setembro de 2021.
NRP Sagres

O atual navio-escola Sagres foi construído na Alemanha em 1937. No final da II Grande Guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, sem interessados, ao fim de três anos, o navio acabou por ser cedido à Marinha do Brasil. Em 1961 foi finalmente adquirido por Portugal, pelo valor de 150.000 dólares. O navio foi destinado a dar continuidade à existência de um navio-escola veleiro na Marinha Portuguesa, para a formação marinheira dos seus futuros oficiais, complementando as componentes técnicas e académicas ministradas na Escola Naval. Além da instrução, o NRP Sagres serve como embaixada itinerante de Portugal.