Navio Sagres visita Porto Santo

Navio Sagres é esperado no Porto Santo. Crédito: Marinha Portuguesa

É aguardada por estes dias a chegada do navio NRP Sagres à Ilha.

De acordo com um comunicado da Marinha Portuguesa, a viagem de instrução 2021 contempla a passagem por sete portos nacionais e diversos fundeadouros.

Depois da passagem pela Ponta de Sagres, o navio dirige-se para a Região Autónoma da Madeira, onde irá fundear no Porto Santo e, mais tarde, rumará ao Funchal, permanecendo na Região até ao dia 11 de Setembro. Daqui partirá para o arquipélago dos Açores. A bordo seguirão cadetes do 3º, 2º e 1º ano.

O regresso à Base Naval de Lisboa está previsto para Setembro de 2021.

​​​NRP Sagres​​​

Navio Sagres: a Escola e a Embaixada. Crédito: Marinha Portuguesa

​​O​ atual navio-escola Sagres foi construído na Alemanha em 1937. No final da II Grande Guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, sem interessados, ao fim de três anos, o navio acabou por ser cedido à Marinha do Brasil. Em 1961 foi finalmente adquirido por Portugal, pelo valor de 150.000 dólares. O navio foi destinado a dar continuidade à existência de um navio-escola veleiro na Marinha Portuguesa, para a formação marinheira dos seus futuros oficiais, complementando as componentes técnicas e académicas ministradas na Escola Naval. Além da instrução, o NRP Sagres serve como embaixada itinerante de Portugal.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Cartoon da semana

Sáb Jul 10 , 2021
(por Ronin Neves)