
A formação geológica existente na zona dos Morenos é o espaço em destaque na lista de geossítios da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (SRAAC).
Condutas vulcânicas, eolianitos e rizoconcreções são alguns dos elementos que contribuem para a riqueza geológica daquele espaço. Os filões, que se destacam naquele local, testemunham as várias fases da atividade vulcânica da Ilha, além dos depósitos de arenito constituídos por partículas de algas e conchas de organismos marinhos, transportadas e ali depositadas pelo vento.
De acordo com a descrição técnica na página da SRAAC, nos Morenos é possível encontrar “a presença de rizoconcreções nestes eolianitos que revelam a existência de um antigo coberto vegetal que se terá desenvolvido sobre estas areias há cerca de 30 mil anos. As rizoconcreções são estruturas resultantes da calcificação à volta de raízes por precipitação de carbonato de cálcio à medida que as plantas extraíam água do solo. Ocorrem ainda, fósseis de gastrópodes terrestres, muitos deles de espécies endémicas já extintas.
Atualmente, a Ilha do Porto Santo conta com 10 espaço com elevado potencial geológico.
Mais informações sobre o GEOssítio do mês poderá ser consultada em: “https://geodiversidade.madeira.gov.pt/geossitios/porto-santo/39-morenos.html#extrato-da-carta-geologica-simplificada-da-ilha-do-porto-santo