Morenos é GEOssítio do Mês

Filões de magma e depósitos de eolianitos destacam-se nos Morenos

A formação geológica existente na zona dos Morenos é o espaço em destaque na lista de geossítios da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (SRAAC).

Condutas vulcânicas, eolianitos e rizoconcreções são alguns dos elementos que contribuem para a riqueza geológica daquele espaço. Os filões, que se destacam naquele local, testemunham as várias fases da atividade vulcânica da Ilha, além dos depósitos de arenito constituídos por partículas de algas e conchas de organismos marinhos, transportadas e ali depositadas pelo vento.

De acordo com a descrição técnica na página da SRAAC, nos Morenos é possível encontrar “a presença de rizoconcreções nestes eolianitos que revelam a existência de um antigo coberto vegetal que se terá desenvolvido sobre estas areias há cerca de 30 mil anos. As rizoconcreções são estruturas resultantes da calcificação à volta de raízes por precipitação de carbonato de cálcio à medida que as plantas extraíam água do solo. Ocorrem ainda, fósseis de gastrópodes terrestres, muitos deles de espécies endémicas já extintas.

Atualmente, a Ilha do Porto Santo conta com 10 espaço com elevado potencial geológico.

Mais informações sobre o GEOssítio do mês poderá ser consultada em: “https://geodiversidade.madeira.gov.pt/geossitios/porto-santo/39-morenos.html#extrato-da-carta-geologica-simplificada-da-ilha-do-porto-santo

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Pedófilo preso no Porto Santo vai mesmo cumprir pena

Qui Fev 4 , 2021
O pedófilo preso no Porto Santo vai mesmo cumprir uma pena de três meses de prisão. De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, o animador musical madeirense (DJ) de 60 anos, preso pela PJ em 2019, na Ilha, na posse de fotos e vídeos de pornografia infantil, viu […]