
A Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco encontra-se a celebrar a Semana da Escola Azul. De 16 a 20 de maio, sob o tema “O Oceano que Queremos”, serão levadas a cabo diversas atividades para promover o conhecimento e a proteção do oceano
“O projeto Escola Azul tem como finalidade promover a literacia oceânica no âmbito do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14) das Nações Unidas. Este é um projeto nacional sob o Alto patrocínio da Presidência da República que envolve um número crescente de escolas do continente e RAM.”, referiu Fátima Gonçalves.
Envolvendo diversos professores e alunos de diferentes ciclos, estão programadas múltiplas atividades, nomeadamente as exposições “No meu Oceano há…” foram criados pelas crianças dos 2.º e 3.º ciclos; na exposição “Under the Ocean – ilustração científica da biodiversidade do Porto Santo”, são exibidas fotografias subaquáticas gentilmente cedidas pelo biólogo marinho Emanuel Almada; e na “Monstra Marina 1500 – terrores imaginários, navegadores temerários”, são apresentadas esculturas inspiradas em monstros representados em cartas de marear dos séculos XV e XVI e resultam do trabalho de alunos do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário.”, acrescentou a responsável pelo projeto escolar.

No dia 19 de maio – dia da Escola Azul – decorrerá a atividade “CORRENTE DO OCEANO”. Aberta à comunidade da Ilha, desafia todos os cidadãos a formar um cordão humano, com o maior número possível de pessoas, vestidas de azul. O ponto de encontro será na Praça dos Descobrimentos pelas 11:00.
“O objetivo primordial centra-se na envolvência da comunidade, através do empoderamento das crianças como divulgadores dos conhecimentos vivenciados através das atividades promovidas pela Escola Azul.”, concluiu Fátima Gonçalves.