Missas do Parto no Porto Santo

Missas do Parto já começaram

As tradicionais Missas do Parto já começaram. E a Ilha do Porto Santo não foi exceção.

Esta madrugada, pelas 06 horas, a Igreja da Piedade acolheu a a primeira missa, especialmente dedicada aos Sítios da Serra de Fora e das Casinhas e aos Grupos do pessoal docente e não docente, bem como restante comunidade escolar.

As missas do parto são uma antiquíssima tradição (segundo algumas fontes remontam ao século XVIII) das celebrações natalícias na Madeira, ou mais propriamente de preparação para a Festa.

As nove missas missas que antecedem a véspera do Natal tem uma vertente religiosa de celebração da gravidez da Virgem e um lado profano, habitualmente de convívio entre amigos e profissionais de diversas áreas. Este ano, a partilha de licores e poncha, rosquilhas e broas de mel, entre outras iguarias próprias da época, foi desaconselhada.

Na Ilha do Porto Santo, as celebrações das missas do Parto seguem agora alternadamente entre a Igreja da Piedade e a Igreja do Espírito Santo.

Calendário das Missas do Parto

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Memórias do Natal em exposição

Ter Dez 15 , 2020
O Anjo da Anunciação, lavadeiras, pastores, bailarinos e senhoras em passeio são algumas das imagens que preenchem a exposição «”Pastores” do Porto Santo». Aberta ao público a partir desta segunda feira, a mostra apresenta através de duas dezenas de quadros as figuras tradicionais da lapinha porto-santense e as memórias dos […]