Last Updated on 11/23/2020 13:08 by Carlos Silva

Mais camas, mais equipas de apoio domiciliário, mais investimento do Governo Regional. Estas são as reivindicações do deputado socialista, Miguel Brito.
Para o parlamentar porto-santense, o esgotamento da capacidade de internamento no Lar de Idosos da ilha, bem como a lista de espera já existente precisam de uma resposta urgente por parte das entidades responsáveis.
“O alargamento da oferta permitiria reduzir ou mesmo eliminar a lista de espera para internamento.”
O deputado defende a importância de dotar a Fundação de Nossa Senhora da Piedade, responsável pelo Lar, de meios que permitam acolher mais utentes e, em simultâneo, promover o apoio domiciliário social aos idosos da Ilha. A celebração de protocolos de cooperação entre o instituto de Segurança Social e a Fundação “a única IPSS que temos ao dispor no Porto Santo”, iria permitir de imediato “alargar as suas competências” e responder às necessidades urgentes da população mais idosa do Porto Santo. “A Fundação possui credibilidade para isso e é o único Lar de Idosos no Porto Santo. É uma IPSS, e como tal deve ser mais apoiada pelo Governo Regional.”, reforçou.

Face ao chumbo, pela maioria PSD/CDS, do Projeto de Resolução apresentado pelo partido socialista para a Região, o deputado porto-santenses manifestou já a intenção de submeter um Projeto específico no sentido de melhorar o apoio aos idosos da ilha.
De acordo com a base PORDATA, a ilha do Porto Santo apresenta, neste ano uma relação de 103 idosos por cada 100 jovens.