Merlin e C-295 em ação

Força Aérea presta ajuda aos Ilhéus. Crédito: EMFA

O helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” foi empenhado na madrugada da passada sexta feira na evacuação de um paciente a necessitar de cuidados urgentes.

Esta foi a segunda evacuação em menos de doze horas operada pela Força Aérea Portuguesa (FAP) entre a Ilha do Porto Santo e a Madeira. De acordo com o site da FAP, no dia anterior, por volta das 21.00 o C-295M da esquadra 502 – “Elefantes” realizara um transporte urgente de um doente. 

EH-101 Merlin

De acordo com o site da FAP, “o EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).

Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.”

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Cartoon (by Ronin Neves)

Ter Ago 9 , 2022