
O helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” foi empenhado na madrugada da passada sexta feira na evacuação de um paciente a necessitar de cuidados urgentes.
Esta foi a segunda evacuação em menos de doze horas operada pela Força Aérea Portuguesa (FAP) entre a Ilha do Porto Santo e a Madeira. De acordo com o site da FAP, no dia anterior, por volta das 21.00 o C-295M da esquadra 502 – “Elefantes” realizara um transporte urgente de um doente.
EH-101 Merlin
De acordo com o site da FAP, “o EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).
Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.”