
As memórias da Escola da Vila são o mote para a próxima instalação artística promovida pela Porta33, no emblemático estabelecimento de ensino porto-santense.
Intitulada “ Quando passei para esta Escola só me lembro de ser Primavera” a instalação sonora realizada por Inês Lapa e Janne Schröder contou com a colaboração de diversos elementos da comunidade.
De acordo com a informação veiculada pela Porta 33, “em Junho de 2021, iniciou um trabalho de escuta das memórias ligadas à Escola da Vila. Foram muitas as histórias partilhadas, que continuam gravadas no corpo e na memória daqueles que por ali passaram, enquanto alunos, professores, funcionários, construtores.
Esse arquivo ganhará agora vida numa instalação sonora realizada por Inês Lapa e Janne Schröder, que vai ocupar uma das salas de aula, onde muitas destas histórias tiveram lugar. Ao incluir fragmentos das vivências do espaço, que cruzam diferentes perspetivas de quem o habitou, pretende-se que esta instalação despolete memórias sensoriais dos tempos de Escola, ao mesmo tempo que continue o levantamento de mais histórias. Nesse sentido, existirão dispositivos que vão convidar todos os porto-santenses que visitem a instalação, a recordar, partilhar e contribuir com o seu testemunho para este arquivo vivo da Escola da Vila.”
A inauguração oficial acontece este sábado pelas 16 horas. E permanecerá em exibição/recolha de contributos até junho de 2022.