
Crédito: Miguel Tristão Teixeira
A multiplicação, nas redes sociais, de imagens da degradação da marina do porto do Porto Santo tem gerado uma onda de indignação e preocupação.
O caso mais recente foi mesmo o de uma viatura atingida por um poste de iluminação pública, cuja base foi corroída pela ferrugem. O passageiro não ganhou para o susto e a viatura sofreu danos consideráveis.
Antes, imagens divulgadas pela página Denúncias do Porto Santo davam conta de problemas nos pontos de amarração e nos passadiços.
As imagens agora divulgadas tornam ainda mais urgentes os investimentos anunciados pela Vice-presidência do Governo Regional. Durante a discussão do Orçamento para 2021, terão sido destinados 675.000 euros – financiamento nacional – para a recuperação e manutenção da marina. Além disso, o PIDDAR contemplou a ampliação da marina e a reabilitação do cais e das infraestruturas com 4.600.000 euros – Fundos Europeus e mais 150.000, da Região, durante os anos de 2021 a 2023.
PSD-M quer fazer da marina do Porto Santo “uma referência internacional”

Assim titulava a imprensa regional uma ação de campanha dos parlamentares do PSD Madeira, nas vésperas das eleições legislativas de 2019.
Na ocasião, foi manifestada a promessa política de promover a requalificação da marina, ao longo dos 4 anos seguintes.