“Lua de sangue” no céu do Porto Santo

Eclipse lunar em alinhamento perfeito. Crédito: NASA

Esta madrugada no céu do Porto Santo será possível observar a “lua de sangue”.

O fenómeno astronómico corresponde ao primeiro eclipse total da lua que irá acontecer a partir das 04h29, na madrugada desta segunda feira. O satélite natural da terra irá apresentar tons avermelhados na sua superfície habitualmente branca, no momento em que a Terra passar entre o Sol e a Lua, num alinhamento perfeito.

A Lua começará a sair da sombra da Terra por volta das seis da manhã. No arquipélago da madeira e dos Açores será possível ver a Lua a sair da sombra da terra na sua totalidade, ao contrário do continente, já que nas ilhas a Lua se põe mais tarde.

De acordo com o jornal Observador, “Este eclipse total é especial porque o momento de alinhamento perfeito entre o Sol, a Terra e o satélite natural da Terra acontece apenas dois minutos antes da Lua Cheia, às 5h12.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Monstros marinhos em exibição na Escola Azul

Seg Mai 16 , 2022
A Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco encontra-se a celebrar a Semana da Escola Azul. De 16 a 20 de maio, sob o tema “O Oceano que Queremos”, serão levadas a cabo diversas atividades para promover o conhecimento e a proteção do oceano “O projeto Escola […]