
“Dar valor ao que realmente tem valor”
Crónica de Tiago Camacho
Chegando ao final do ano, é sempre bom fazer uma revisão daquilo que se passou. Essa revisão é essencial e necessária para a construção de um plano para o que virá.
Este, para mim, foi um ano de fim de ciclo. Ficaram demonstradas de uma vez só, todas as fragilidades do ser humano e a ineficiência do nosso sistema político/económico.
Em resumo: um acontecimento “simples”, que foi o aparecimento de um vírus, lançou o caos e a instabilidade em toda a sociedade. Redução de empregos, a economia teve grandes perdas, os políticos tomaram medidas drásticas (algumas até inconstitucionais) e a maioria das pessoas viram a sua vida dar uma volta de 180 graus.
Com isto não restam mais dúvidas: não podemos continuar a viver como vivemos! Não podemos continuar a utilizar este sistema político económico, pelo menos não nestes moldes. Temos sim, verdadeiramente, de dar o passo em frente e dar valor ao que realmente tem valor.
Aprendemos, então (espero eu), que existem coisas imperativas, de realce, e que valores como humildade, confiança, amizade, honestidade, entre outros, são muito mais importantes do que qualquer coisa nesta vida. A integridade e preocupação com os outros é muito importante, porque, com isso, conseguiremos tomar melhores decisões, quando fenómenos de crise e instabilidade surgirem e não, como temos visto, na maioria dos casos pelos nossos líderes.
Outra lição essencial que retiramos deste ano, é a importância da nossa saúde mental. Este ano fomos postos à prova e, nos próximos, acredito que não será diferente. Daí a necessidade do equilíbrio de todos nós e a capacidade de “ganhar estofo” para poder planear e enfrentar o que virá.