Leilão do peixe marca 2º dia do São Pedro

Tradicional leilão do peixe decorre hoje e amanhã. Crédito: Margarida Dias

O segundo dia da Festa de São Pedro é marcado pelo leilão do peixe.

O evento, único na Região, marca o arraial dedicado ao Santo Pescador.

Na pequena capela barroco maneirista, construída ainda no século XVII, está tudo pronto para receber os fiéis, bem como o adro que irá acolher os curiosos e foliões. No espaço fronteiro engalanado para o efeito pelos membros da Confraria, estão as tradicionais barraquinhas de come e bebes, bem como o palco, onde durante três dias atuarão diversos artistas locais e regionais. Durante três dias, o sagrado e o profano cruzam-se naquele que é o último dos grandes santos populares.

Festa popular e religiosa em honra de São Pedro
Singela e bela, assim é a capela

Para os amantes da arte religiosa, a peregrinação ao topo da colina é coroada com um edifício extremamente simples no exterior, mas extraordinariamente decorado no interior com um retábulo-mor tardo-barroco em talha dourada, bem como uma falsa abóbada de madeira com pinturas decorativas, a decorar a capela mor. No exterior assinala-se o piso do calhau rolado, tipicamente madeirense, cada vez mais raro.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Porto Santo em Loulé

Qua Jun 29 , 2022
A culminar um ano de trabalho intenso, o Grupo de Ginástica Acrobática da Escola do Porto Santo partiu hoje para a cidade algarvia de Loulé. Na cidade do Sul irão decorrer as provas Nacionais de Desportos Gímnicos, durante os dias 30 de junho a 03 de Julho. Da direita para […]