“Insulação” celebra a Ilha

Last Updated on 06/13/2022 16:30 by Carlos Silva

“Insulação” o novo livro de poesia de José Campinho. Crédito:Edições Húmus

O livro “Insulação” é uma homenagem ao Porto Santo.

Da autoria do professor José Campinho, quase uma centena de haikus preenchem as páginas intercaladas com fotografias a preto e branco com motivos da praia.

O modelo poético de inspiração japonesa retrata “o estado anímico decorrente da exposição prolongada à insularidade”, afirma o autor na epígrafe.

A Ilha, o Mar, as Nuvens, as Aves e as Plantas, dão nome às cinco partes em que se divide esta coletânea poética que expressa o sentir do autor perante a singularidade da Ilha.

“De noite, no cais/só. O marulhar das ondas/ de um mar interior.”, pode ler-se na IIª parte, dedicada precisamente ao mar.

Um livro para contrabalançar “o ruído, a correria e o ornamento” perante a simplicidade e o despojamento proporcionado pelo haiku “testemunho do valor da poesia co sublimação e cristalização da humanidade, da natureza, da beleza e da vida através da palavra”, como remata José Campinho, no posfácio.

O lançamento decorreu durante os trabalhos do VIIº Festival Literário do Porto Santo que decorreu este fim de semana, na Ilha.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Re(a)cordar Pessoa

Seg Jun 13 , 2022
Last Updated on 06/13/2022 16:30 by Carlos Silva Há datas que se tornam notícia, porque nesse dia aconteceram eventos assinaláveis. Assim é como a data de 13 de junho. Além das ligações pessoais que eventualmente alguns leitores possam ter a este dia, há três personalidades marcaram para sempre este momento: […]