Last Updated on 06/13/2022 16:30 by Carlos Silva

O livro “Insulação” é uma homenagem ao Porto Santo.
Da autoria do professor José Campinho, quase uma centena de haikus preenchem as páginas intercaladas com fotografias a preto e branco com motivos da praia.
O modelo poético de inspiração japonesa retrata “o estado anímico decorrente da exposição prolongada à insularidade”, afirma o autor na epígrafe.
A Ilha, o Mar, as Nuvens, as Aves e as Plantas, dão nome às cinco partes em que se divide esta coletânea poética que expressa o sentir do autor perante a singularidade da Ilha.
“De noite, no cais/só. O marulhar das ondas/ de um mar interior.”, pode ler-se na IIª parte, dedicada precisamente ao mar.
Um livro para contrabalançar “o ruído, a correria e o ornamento” perante a simplicidade e o despojamento proporcionado pelo haiku “testemunho do valor da poesia co sublimação e cristalização da humanidade, da natureza, da beleza e da vida através da palavra”, como remata José Campinho, no posfácio.
O lançamento decorreu durante os trabalhos do VIIº Festival Literário do Porto Santo que decorreu este fim de semana, na Ilha.