Extrair areia no Porto Santo

Decorre a bom ritmo a extração de areia

Decorrem a bom ritmo os trabalhos de extração de areia na Ilha do Porto Santo. Camiões e retroescavadoras, homens e máquinas têm mantido uma intensa atividade na zona da Fonte da Areia, na Ilha Dourada. No local (ver imagem) é possível observar já uma cratera de dimensões consideráveis.

Ao aumento significativo da extração de inertes não será alheio o idêntico aumento da atividade de construção civil, na ilha, sobretudo no plano de novas habitações.

A atividade de extração de areia, na Ilha do Porto Santo é sempre um tema sensível já que se procura um equilíbrio entre a atividade empresarial e a manutenção dos postos de trabalho, por um lado e a preservação do ambiente e do maior tesouro natural da Ilha que é a areia. Sem acesso aos estudos que indicam quanto, quando, onde e de que forma serão extraídos milhares de metros cúbicos de areia, o jornal digital A Ilha confia que a Câmara Municipal e a vereadora com o Pelouro do Ambiente, assim como a Polícia Florestal e a Guarda Nacional Republicana se mantêm atentos à preservação desse recurso único.

Recentemente nomeada Reserva da Biosfera, a Ilha do Porto Santo tem aqui um grande exemplo do frágil equilíbrio entre a Economia e o Ambiente.

Paisagem prístina na Fonte da Areia

E o Município uma responsabilidade acrescida. Recorde-se que, no início do mandato de Idalino Vasconcelos, idêntica atividade despertou intensa polémica entre os porto-santenses, nomeadamente quanto aos valores e ao destino do dinheiro resultante da extração de areia em terrenos camarários.

(Em desenvolvimento.)

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Faleceu o Padre Domingos Vasconcelos

Seg Nov 2 , 2020
Natural da Ilha do Porto Santo, o Padre Manuel Domingos de Castro Vasconcelos faleceu, hoje, no Funchal. De acordo com nota emitida pela comunidade dehoniana, o irmão Domingos Vasconcelos era o mais idoso daquela congregação, pois completaria amanhã 91 anos. Nascido a 3 de novembro de 1929, na Ilha Dourada […]