
Decorrem a bom ritmo os trabalhos de extração de areia na Ilha do Porto Santo. Camiões e retroescavadoras, homens e máquinas têm mantido uma intensa atividade na zona da Fonte da Areia, na Ilha Dourada. No local (ver imagem) é possível observar já uma cratera de dimensões consideráveis.
Ao aumento significativo da extração de inertes não será alheio o idêntico aumento da atividade de construção civil, na ilha, sobretudo no plano de novas habitações.
A atividade de extração de areia, na Ilha do Porto Santo é sempre um tema sensível já que se procura um equilíbrio entre a atividade empresarial e a manutenção dos postos de trabalho, por um lado e a preservação do ambiente e do maior tesouro natural da Ilha que é a areia. Sem acesso aos estudos que indicam quanto, quando, onde e de que forma serão extraídos milhares de metros cúbicos de areia, o jornal digital A Ilha confia que a Câmara Municipal e a vereadora com o Pelouro do Ambiente, assim como a Polícia Florestal e a Guarda Nacional Republicana se mantêm atentos à preservação desse recurso único.
Recentemente nomeada Reserva da Biosfera, a Ilha do Porto Santo tem aqui um grande exemplo do frágil equilíbrio entre a Economia e o Ambiente.

E o Município uma responsabilidade acrescida. Recorde-se que, no início do mandato de Idalino Vasconcelos, idêntica atividade despertou intensa polémica entre os porto-santenses, nomeadamente quanto aos valores e ao destino do dinheiro resultante da extração de areia em terrenos camarários.
(Em desenvolvimento.)