
O estado de conservação dos moinhos na Portela está a gerar uma onda de indignação.
A denúncia, feita numa rede social, apresenta um moinho (ver foto) sem alguns varais, no dia em que se assinala o Dia Nacional dos Moinhos.
A Sociedade Internacional de Molinologia promove por estes dias a iniciativa Moinhos Abertos, como forma demonstrar o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.

Marca centenária na paisagem da Ilha, o moinho de vento do Porto Santo apresenta caraterísticas únicas, num claro exemplo do engenho humano que se adaptou ao clima e orografia insular. O primeiro moinho terá sido construído no final do século XVIII, restando hoje uma mão cheia de exemplares, nenhum em funcionamento. O Museu Cardina, na Camacha, inspirado ele próprio no tradicional moinho do Porto Santo, possuiu uma extraordinária coleção representativa deste equipamento.

Em junho de 2020, a autarquia viu ser aprovado um projeto, que contemplava entre outros elementos patrimoniais, a recuperação de moinhos, financiado pelo FEDER, no valor de 340.840.63 €. A par do trabalho da Câmara, registam-se algumas iniciativas privadas que lutam contra o desaparecimento deste património único porto-santense.

Porto Santo, 07.04.2022