Estado de conservação dos moinhos gera indignação

Moinhos na Portela, uma imagem icónica da Ilha.

O estado de conservação dos moinhos na Portela está a gerar uma onda de indignação.

A denúncia, feita numa rede social, apresenta um moinho (ver foto) sem alguns varais, no dia em que se assinala o Dia Nacional dos Moinhos.

A Sociedade Internacional de Molinologia promove por estes dias a iniciativa Moinhos Abertos, como forma demonstrar o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.

O moinho de vento do Porto Santo é património único.

Marca centenária na paisagem da Ilha, o moinho de vento do Porto Santo apresenta caraterísticas únicas, num claro exemplo do engenho humano que se adaptou ao clima e orografia insular. O primeiro moinho terá sido construído no final do século XVIII, restando hoje uma mão cheia de exemplares, nenhum em funcionamento. O Museu Cardina, na Camacha, inspirado ele próprio no tradicional moinho do Porto Santo, possuiu uma extraordinária coleção representativa deste equipamento.

A 07 de abril assinala-se o Dia Nacional dos Moinhos.

Em junho de 2020, a autarquia viu ser aprovado um projeto, que contemplava entre outros elementos patrimoniais, a recuperação de moinhos, financiado pelo FEDER, no valor de 340.840.63 €. A par do trabalho da Câmara, registam-se algumas iniciativas privadas que lutam contra o desaparecimento deste património único porto-santense.

Moinho privado em recuperação

Porto Santo, 07.04.2022

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Multiusos do Porto Santo arrenda espaços

Sex Abr 8 , 2022
A Direção Regional do Património (DRPA) lançou uma hasta pública para arrendamento de vários espaços no Pavilhão Multiusos do Porto Santo, segundo o anúncio publicado hoje no JM-Madeira. As propostas para a exploração de um “Bar”, “um Ginásio” ou uma “Clínica”, que vão à praça, poderão ser entregues, pessoalmente ou […]