Espírito Santo em festa

O templo está preparado para a festa. Crédito: Paróquias do Porto Santo

A Confraria do Espírito Santo promove, este fim de semana a Festa do Santíssimo Sacramento.

Dentro e fora da igreja homónima, no Campo de Baixo, são visíveis os sinais da celebração, com as flores em torno dos altares e os bancos extra à espera da afluência de fiéis. Os postes brancos e vermelhos, encimados pela cruz de cristo suportam gambiarras e as flores que darão colorido ao típico arraial madeirense. O sagrado e o profano conjugam-se na perfeição. Os três dias de festas contam ainda com muita animação musical e a gastronomia própria destas ocasiões. Afinal, importa alimentar o corpo e o espírito.

O sagrado e o profano aliam-se no arraial madeirense.

Uma igreja maneirista

A igreja ou capela do Espírito Santo data do século XVII. De estilo maneirista e com uma única nave e uma torre sineira simples, guarda no seu interior pinturas flamengas do século XVI.

O templo apresenta-se renovado após uma intervenção profunda ao longo dos últimos meses, tanto na sua estrutura, como nos espaços exteriores, ao nível da remoção das palmeiras e de uma boa parte do piso em tradicional calhau rolado.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Fabrico de hóstias com apoio do Governo

Sáb Jul 30 , 2022
O Governo Regional vai apoiar o fabrico de hóstias do Mosteiro das Clarissas. O contrato programa, a assinar com o Mosteiro das Clarissas de Nossa Senhora da Piedade da Caldeira, em Câmara de Lobos, tem por objetivo fazer face às despesas de “funcionamento e manutenção do Convento incluindo os gastos […]