
O Doce de Uva e Vinho de P. Santo ganhou uma medalha do ouro.
O prémio foi atribuído no 10º Concurso Nacional Doces de Fruta Tradicionais Portugueses promovido pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal e que teve lugar, em Novembro, em Santarém.
“Do chão dourado, na Ilha Dourada, colhemos o fruto e transformamo-lo neste doce único. Gratos ao júri e à Qualifica por esta medalha que muito nos honra.”, consideraram os responsáveis pelo doce premiado, a Wine Bar 3V’s.
Fátima e José Diogo, reconhecidos promotores de diversos produtos genuinamente porto-santenses, viram, com o seu Doce de Uva e Vinho de P. Santo, premiado o esforço de décadas, num concurso que contou com a participação de mais de uma dezena de doces nacionais.
Na atribuição da Medalha de Ouro ao Doce de Uva e Vinho de P. Santo, o júri destacou o “sabor intenso, com vestígios de casca de uva, aroma adocicado, uva madura com notas de especiaria e fim de boca a vinho licoroso.”
A 10ª edição do concurso pôs à prova produtos doces, derivados de frutos e ou de produtos hortícolas, desde que tivessem designações próprias e ou populares ou que tivessem uma base tradicional, decorrente do uso de matérias-primas de origem geográfica local ou nacionais.
(Atualizado às 17.00)