Doce de ouro no Porto Santo

Doce de ouro no Porto Santo. Crédito: Fátima Diogo

O Doce de Uva e Vinho de P. Santo ganhou uma medalha do ouro.

O prémio foi atribuído no 10º Concurso Nacional Doces de Fruta Tradicionais Portugueses promovido pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal e que teve lugar, em Novembro, em Santarém.

“Do chão dourado, na Ilha Dourada, colhemos o fruto e transformamo-lo neste doce único. Gratos ao júri e à Qualifica por esta medalha que muito nos honra.”, consideraram os responsáveis pelo doce premiado, a Wine Bar 3V’s.

Fátima e José Diogo, reconhecidos promotores de diversos produtos genuinamente porto-santenses, viram, com o seu Doce de Uva e Vinho de P. Santo, premiado o esforço de décadas, num concurso que contou com a participação de mais de uma dezena de doces nacionais.

Na atribuição da Medalha de Ouro ao Doce de Uva e Vinho de P. Santo, o júri destacou o “sabor intenso, com vestígios de casca de uva, aroma adocicado, uva madura com notas de especiaria e fim de boca a vinho licoroso.”

A 10ª edição do concurso pôs à prova produtos doces, derivados de frutos e ou de produtos hortícolas, desde que tivessem designações próprias e ou populares ou que tivessem uma base tradicional, decorrente do uso de matérias-primas de origem geográfica local ou nacionais.

(Atualizado às 17.00)

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Funcionários da Câmara recebem Louvor

Sáb Dez 11 , 2021
Os funcionários e colaboradores, envolvidos na decoração do centro da cidade com motivos de Natal, receberam um voto de Louvor. “A conceção e instalação dos motivos de Natal no centro da Cidade do Porto Santo é sempre um trabalho exigente. Ora, este trabalho agora efetuado pelos Funcionários do Município e […]