Descoberto bunker da IIª Guerra Mundial na Ilha

Vestígios da IIª Guerra Mundial na Fonte da Areia

Um bunker foi descoberto na Fonte da Areia, na Ilha do Porto Santo.

Os arqueólogos acreditam que a estrutura militar terá sido criada na IIª Guerra Mundial, perante a ameaça da invasão da Ilha pelas forças do Eixo.

Escavado no arenito e camuflado na paisagem, o bunker tinha a capacidade para abrigar um tanque de guerra e uma pequena companhia de infantaria. Toda a zona norte da Ilha ficaria assim protegida contra qualquer tentativa de conquista deste espaço estratégico no Atlântico.

Atualmente, tal estrutura seria impensável dada a sua localização em zona protegida e a quantidade de leis e de autoridades responsáveis pelo ambiente que existem na Ilha.

Uma descoberta ocasional

As escavações arqueológicas já começaram

A descoberta do bunker foi uma obra do acaso. Quando o Manel passeava o seu Bobby tropeçou num bloco de cimento e achou estranho aquela estrutura naquele local. Escavou um pouco e lá estava. Uma enorme cavidade, com uma máquina do tempo da guerra em plena Reserva da Biosfera do Porto Santo.

A Câmara Municipal já assumiu a intenção de tornar aquele espaço como um novo destino turístico, sempre preservando a paisagem e a exploração dos recursos. Para já prosseguem as escavações, em segredo claro, dado tratar-se de uma estrutura militar, obviamente.

E, caro leitor, isto nada tem a ver com o Dia 1 de Abril, como é óbvio!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

2 thoughts on “Descoberto bunker da IIª Guerra Mundial na Ilha

  1. o povo do porto santo só sabe choramingar deixem-se de hipocrisia e deixem que o porto santo se desenvolta para olhar o futuro

    1. Obrigado pelo seu comentário! Concordamos consigo quando fala em olhar o Futuro e a importância do Desenvolvimento, mas discordamos quando fala em choramingar. O Povo do Porto Santo é honesto, trabalhador e resistente. E sábio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Sociedade de Desenvolvimento recebe 4 milhões

Sex Abr 2 , 2021
O Governo determinou autorizar o financiamento, através de prestações acessórias pecuniárias, no montante de 4.038.102,00 euros. A Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo (SDPS) é “a entidade gestora dos projetos e ações inseridos no âmbito da Operação Integrada de Desenvolvimento e tem por objeto social a conceção, promoção, construção e […]