Chuvas revelam tesouros da flora na Ilha

Manto de ervilhaca, numa levada abandonada

Plantas únicas, flores que só existem no Porto Santo, espécies que raramente nascem têm feito as delícias dos amantes da Botânica.

A grande quantidade de chuva que caiu este inverno tem permitido observar verdadeiros tesouros da flora porto-santense.

Uma oportunidade única para observar endemismos do Porto Santo, no extenso manto verde que, por esta altura, cobre a Ilha.

Vicia Costae e Vicia Ferreirensis – as raras ervilhacas

Vicia Costae – endemismo do Porto Santo

A Ilha do Porto Santo possui duas espécies únicas, selvagens, de ervilhacas , plantas leguminosas da família da ervilha e da fava: a vicia costae e a vicia ferreirensis.

Batizada pelo botânico dinamarquês Alfred Hansen, em 1974, em homenagem ao padre José Gonçalves da Costa, a vicia costae é endémica da Ilha, mas circunscrita a três picos: Pico Branco, Pico do Facho, Pico do Castelo. Onde a altitude e a condensação compensam a falta de chuva.

A sua congénere, a vicia ferreirensis é ainda mais esquiva. De acordo com o sítio https://dias-com-arvores.blogspot.com/ “só aparece em anos de grande pluviosidade. Podem passar-se anos sem que ninguém a veja: não está extinta, está apenas à espera.” Foi observada no Pico Ana Ferreira, em 1940, ano em que se registaram meses de intensa chuva, pelo padre Costa, que recolhia exemplares para o herbário do Seminário do Funchal.

(Um agradecimento especial ao Professor José Campinho pelo despertar do olhar.)

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Miguel Brito, candidato

Sex Mar 5 , 2021
Daqui a 8 meses, os porto-santenses serão chamados a escolher o novo Presidente da Câmara. Miguel Brito, rosto de várias vitórias recentes do Partido Socialista na Ilha e candidato indigitado às eleições autárquicas, acedeu ao convite do jornal digital A Ilha para uma conversa sobre este desafio. A Ilha – […]