Cabeço das Laranjas – 15 milhões de anos de história

(Cabeço das Laranjas (foto de geodiversidade.madeira.gov.pt)

O Cabeço das Laranjas, no Porto Santo, é o Geossítio do mês de novembro.

Uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais que celebra a riqueza geológica do arquipélago.

Situado na ponta noroeste do Ilhéu de Cima, o Cabeço das Laranjas é o resultado da acumulação de algas vermelhas calcárias que, há cerca de 15 milhões de anos, ocupavam aquele espaço ainda submerso. Movimentos tectónicos extremos trouxeram à superfície e transformaram aqueles organismos em fósseis rodólitos. Nasceram laranjas do fundo do mar, portanto!

Rodólitos (foto de geodiversidade.madeira.gov.pt)

Além deste, o Ilhéu de Cima esconde outros factos geológicos interessantes. De acordo com o sítio – geodiversidade.madeira.gov.pt “, à semelhança dos outros ilhéus, também o Ilhéu de Cima esteve ligado à ilha principal”, mas fenómenos erosivos levaram à sua separação, há pouco mais de 10 mil anos.

Dada a sua fragilidade e condições de acesso, a visita ao monumento geológico do Cabeço das Laranjas exige um pedido de autorização ao Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza.

Carta geológica do Ilhéu de Cima – (fonte: geodiversidade.madeira.gov.pt)

No Porto Santo, existem nove locais diferentes classificados como património geológico. Grande Ilha!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Medição de temperatura à entrada e saída da Ilha do Porto Santo

Qua Nov 4 , 2020
O Governo Regional (GR) determinou a medição da temperatura a todas as pessoas que viajarem para a ilha do Porto Santo. Todos os passageiros, de barco ou de avião, serão sujeitos ao controlo da temperatura corporal, no âmbito das medidas de controle da pandemia do Covid. Da conferência de imprensa, […]