Baiana revela novos segredos

Last Updated on 02/27/2021 17:58 by Carlos Silva

Antiga calçada e muro do logradouro postos a descoberto

Muros de suporte, inscrições com datas semi-legíveis e um troço da antiga calçada foram postos a descoberto no edifício Baiana.

As obras de recuperação do antigo solar trouxeram, de novo, à luz do dia diversos vestígios arqueológicos. Destaque para um troço da antiga calçada que cobria a via pública. O empedrado irregular da estrada, que agora surge integrado na área do edifício, situa-se a cerca de 60 centímetros abaixo da atual cota da rua, num plano bem mais inclinado. Também o muro de suporte daquele que seria o espaço de logradouro da antiga habitação foi revelado. Com cerca de 20 centímetros de altura, a estrutura conserva ainda a sua cor ocre caraterística das casas senhoriais. Mas o vestígio que se destaca é uma inscrição cronológica. Situada no chão, naquela que seria a entrada para a habitação, um desenho elaborado em calhau rolado, preto e branco, permite perceber uma data. Permite porque uma intervenção posterior à sua construção, para instalação de uns canos, destruiu o numeral correspondente às centenas.

Depois do anúncio da descoberta das três matamorras, o trabalho cuidado e intensivo de estudo arqueológico tem permitido revelar diversos aspetos do exterior do solar setecentista, mais tarde integrado no conjunto arquitetónico.

O jornal digital A Ilha procurou obter autorização junto da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, dona da obra, para uma reportagem no local, mas não obteve resposta em tempo útil.

(atualização)

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Sem comentários

Sáb Fev 27 , 2021
Last Updated on 02/27/2021 17:58 by Carlos Silva