Associação do Funchal recebe 210 mil euros para aplicar no Porto Santo

Logótipo da Associação Casa do Voluntário. Crédito: Facebook

No dia 11 de Maio, o Governo Regional autorizou a celebração de um contrato-programa com a Associação Casa do Voluntário, com sede no Funchal, no valor de € 210.000.00 (duzentos e dez mil euros). A verba destina-se a apoiar o Projeto “Porto Santo Inclusivo”, nas áreas do apoio às crianças e jovens, à população idosa e às famílias carenciadas.

O jornal digital A Ilha quis saber mais sobre este apoio e enviou 4 questões àquela Associação, cujas respostas transcrevemos na íntegra:

Jornal digital A Ilha – Quais são os objetivos do projeto “Porto Santo Inclusivo”?

Associação Casa do Voluntário – Os objetivos do “Porto Santo Inclusivo” passam por reforçar as respostas sociais já existentes na Ilha do Porto Santo pois é uma ilha caraterizada por ter uma taxa de emprego sazonal. No período de verão, é registado uma maior afluência no setor do turismo e nos restantes meses o concelho encontra-se numa fase de maior isolamento devido à fraca afluência por parte do turismo, fazendo com que haja uma taxa de desemprego maior durante estes meses. Este projeto tem como principais objetivos: o apoio à população idosa, apoio à população com menores recursos económicos e ainda o apoio a crianças e jovens. A implementação do Projeto no Porto Santo tem como finalidade a disponibilização de serviços/ atividades sociais que satisfaçam as necessidades da população da Ilha ao longo do ano.

Jornal digital A Ilha – Quais as ações que pretendem levar a cabo?

Associação Casa do Voluntário – A Associação Casa do Voluntário desenvolve o seu trabalho em diversos domínios do voluntariado e na ação social, nomeadamente nas áreas da infância e juventude, terceira idade e intervenção social e comunitária. Neste sentido, pretendemos a implementação de vários projetos. O Projeto de Voluntariado de Proximidade que pressupõe a construção de uma rede de voluntários, tem como principal objetivo combater o isolamento social dos idosos/ ou pessoas dependentes da ilha do Porto Santo proporcionando uma melhoria da qualidade de vida. O Projeto N.A.D.A (Não ao Desperdício Alimentar) é um projeto que tem como principal objetivo reduzir o desperdício alimentar da restauração canalizando para as famílias com menores recursos económicos e também apoiar na aquisição de diferentes materiais de construção civil e outros equipamentos necessários para estas famílias. O Projeto para Crianças e Jovens – Voluntariado Infanto – Juvenil – Voluntários de Palmo e Meio passa por consciencializar os jovens para a prática do voluntariado e despertar o interesse em ajudar o próximo através de atividades presenciais. Para além dos projetos supracitados também iremos ser parceiros nas atividades do Centro Comunitário e da Universidade Sénior.

Jornal digital A Ilha – Têm um cronograma para a concretização do projeto?

Associação Casa do Voluntário – O Projeto “Porto Santo Inclusive” foi aprovado a meados do mês de abril, logo ainda não existe um cronograma disponível. Contudo podemos adiantar que pretendemos dar início ao Projeto o mais breve possível, pois nestes tempos em que vivemos (Covid-19) todo o apoio é imprescindível.

Jornal digital A Ilha – Sendo uma instituição do Funchal, pretendem estabelecer parcerias com elementos do Porto Santo?

Associação Casa do Voluntário – A Associação Casa do Voluntário atua na Região Autónoma da Madeira através várias parcerias com o Governo Regional e outras entidades locais. Na ilha do Porto Santo contaremos com a parceria do Governos Regional e também de outras entidades locais.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

O nosso Padrão

Qui Jun 10 , 2021
Há uma Ilha no meio do Atlântico. Nessa Ilha há um monumento. Nesse monumento está registada a História de um Povo. O Povo é o Povo Português. O monumento é o Padrão dos Descobrimentos. E a Ilha, Porto Santo. Inaugurado em 1960, o conjunto escultórico da autoria de António de […]