Arte e Fé no Domingo de Ramos

A arte do palmito. Crédito: Cultura Madeira

Os católicos assinalam hoje o início da Semana Santa, com a tradicional Benção dos Ramos. Celebração que marca a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, por altura da Páscoa judaica, aclamado com ramos de palmeira ou de oliveira.

Hoje, na Ilha, as simples folhas de palmeira deram lugar a trabalhos bastante elaborados – os palmitos bordados. Construídos a partir dos ramos novos das palmeiras, as folhas são entrelaçadas, com arte e engenho, em múltiplas formas intrincadas.

Os palmitos, depois de benzidos, são guardados em casa garantindo proteção durante o ano, contra tempestades e outros males.

Junta de Freguesia promove tradição do palmito

A Junta de freguesia do Porto Santo desafiou os seus fregueses a elaborarem palmitos.

O objetivo, de acordo com a publicação daquele organismo, é montar uma exposição durante a Páscoa. Para os palmitos com melhores arranjos, a Junta reservou um prémio.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Porto Santo e os seus residentes em primeiro lugar

Dom Mar 28 , 2021
“Este é o primeiro passo para uma candidatura de mudança e de rutura com o passado.” (Artigo de opinião de José Silveira) A mudança de que o Porto Santo necessita é materializada por um candidato verdadeiramente independente. Este é o primeiro passo para uma candidatura de mudança e de rutura […]