Arte, Ambiente e Inclusão de mãos dadas na Ilha

No CAO veste-se a camisola da Arte e do Ambiente

Manifestações artísticas, preocupações ambientais e inclusão social serviram de mote à exposição de trabalhos do CAO, no centro da cidade.

No Largo do Pelourinho (popularmente conhecido por Largo das Palmeiras), o Centro de Atividades Ocupacionais apresenta por estes dias o trabalho de Elsa Jéssica. Inspirada nas aves da nossa praia, a jovem artista, num traço simples, mas impregnado de cor, deu vida às aves da Ilha. Repartidas por três gaiolas, podemos observar, ora uma exibição multimédia, ora os desenhos da artista, onde pontuam a gaivota-de-asas-amarelas, o garajau-comum ou a poupa; no último espaço, marcam presença trabalhos de origami e materiais diversos a celebrar o caracol (outro tesouro do Porto Santo e totem do CAO).

O trabalho de Elsa Jéssica, além do potencial artístico, é portador de uma mensagem relacionada com o Ambiente. Uma área explorada no âmbito da parceria entre o CAO e a Câmara Municipal, cujo projeto “Bom Ambiente para Todos” tem permitido “desenvolver um trabalho diversificado na comunidade em prol da sustentabilidade ambiental”, como afirmou a Professora Carmo Freitas, ao jornal digital.

Inclusão pelas artes

Para esta responsável, além das questões artísticas e ambientais, importa salientar o processo de capacitação e de integração dos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais na comunidade. Carmo Freitas destacou ainda o apoio do Instituto de Segurança Social e a Associação dos Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira, cujo contributo foi fundamental para a concretização desta iniciativa.

A mostra estará presente até ao final da semana.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Dia 1 de Julho

Qui Jul 1 , 2021