Amigos do Cantar traz alegria à Ilha do Porto Santo

Last Updated on 11/07/2020 18:16 by Carlos Silva

Amigos do Cantar nos primeiros ensaios

“É preciso música. Não nos podemos agarrar ao Covid para justificar tudo. Temos que o enfrentar”. Foi com estas palavras que Francisco Duarte Mendonça começou por apresentar o mais recente projeto musical da Ilha do Porto Santo – Amigos do Cantar.

Em tempos de solidão e distanciamento, os Amigos do Cantar vieram celebrar a vida, a música e a alegria na Ilha do Porto Santo.

Ao jornal digital A Ilha, Francisco Duarte Mendonça confessou-se surpreendido com a prontidão com que os músicos contactados aderiram ao projeto. “Reunimos vontades. Tivemos o primeiro ensaio no dia 16 de setembro e, um mês depois, fizemos a 1ª apresentação pública”, na I Mostra do Pão, no Porto Santo. E, claro, choveram elogios.

Constituído por 15 elementos, das mais diversas profissões, de todas as idades, o grupo Amigos do Cantar conta no seu repertório com cantigas populares da Ilha do Porto Santo, mas também da Ilha da Madeira e do continente português.

Amigos do Cantar – parte do grupo

Inspirado num grupo semelhante, o Madeiradespique Gente Antiga, de São Roque, o conjunto porto-santense assume que “pretende promover a cultura tradicional na Ilha Dourada”. Um trabalho nem sempre reconhecido pelas autoridades.

Para já os ensaios decorrem a bom ritmo, com o objetivo de apresentar um concerto de Natal, caso as condições sanitárias o permitam.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Campanha de recolha de alimentos

Sex Nov 6 , 2020
Last Updated on 11/07/2020 18:16 by Carlos Silva A Cáritas Diocesana do Funchal está a promover uma campanha de recolha de alimentos na Ilha do Porto Santo. Leite, massas, óleo, arroz e bolachas são alguns dos produtos alimentares que aquela instituição de solidariedade pretende recolher junto da comunidade escolar porto-santense. […]