Last Updated on 11/07/2020 18:16 by Carlos Silva

“É preciso música. Não nos podemos agarrar ao Covid para justificar tudo. Temos que o enfrentar”. Foi com estas palavras que Francisco Duarte Mendonça começou por apresentar o mais recente projeto musical da Ilha do Porto Santo – Amigos do Cantar.
Em tempos de solidão e distanciamento, os Amigos do Cantar vieram celebrar a vida, a música e a alegria na Ilha do Porto Santo.
Ao jornal digital A Ilha, Francisco Duarte Mendonça confessou-se surpreendido com a prontidão com que os músicos contactados aderiram ao projeto. “Reunimos vontades. Tivemos o primeiro ensaio no dia 16 de setembro e, um mês depois, fizemos a 1ª apresentação pública”, na I Mostra do Pão, no Porto Santo. E, claro, choveram elogios.
Constituído por 15 elementos, das mais diversas profissões, de todas as idades, o grupo Amigos do Cantar conta no seu repertório com cantigas populares da Ilha do Porto Santo, mas também da Ilha da Madeira e do continente português.

Inspirado num grupo semelhante, o Madeiradespique Gente Antiga, de São Roque, o conjunto porto-santense assume que “pretende promover a cultura tradicional na Ilha Dourada”. Um trabalho nem sempre reconhecido pelas autoridades.
Para já os ensaios decorrem a bom ritmo, com o objetivo de apresentar um concerto de Natal, caso as condições sanitárias o permitam.