
O que fazer quando há um problema na Ilha? Um buraco na estrada? Uma fuga de água?
Alguém aventou esta semana que os problemas podem ser resolvidos com um telefonema. Bem, precisamos do número de telefone do responsável pela distribuição de água no Porto Santo. É que há um fio de água a correr há meses na Rua do Barqueiro. Apesar dos ofícios, dos emails e das notícias, não há meio de ser arranjado. É uma fuga pequena, é certo, mas é uma fuga que corre há imenso tempo.
Imaginem um copo de poncha! Um copo pequenino de 10, 15 cl! Imaginem agora que, a cada uma hora, derramavam no chão o líquido dessa tradicional bebida. A cada dia, 24 copos; a cada semana, 168; a cada mês 720 e assim sucessivamente… Agora substitua a imagem do copo de poncha pela água que corre há meses pelo passeio, desperdiçada!
Apesar dos alertas, apesar dos ofícios e mensagens, os responsáveis pela distribuição de água potável no Porto Santo ignoram olimpicamente a questão!
Podemos viver sem poncha, mas sem água…
P.s: Além do desperdício do precioso líquido, trata-se de uma questão de saúde pública, já que a fuga pode ser uma porta de entrada para a contaminação da água.