Alcatraz 2.0

Todos temos a responsabilidade de demonstrar que a política vale a pena!

(artigo de opinião de Pedro Ortelá)

Comparar o Porto Santo a um sítio solarengo ao largo da baía de São Francisco, ainda para mais rodeado por mar? Faz todo o sentido. No entanto, esse sítio bem distante foi utilizado para fins que também podemos equiparar ao Porto Santo. O negativismo, que alguns tentam espalhar como se de um momento apocalíptico se tratasse, é em tudo semelhante à esperança daqueles que tentaram, sem sucesso, escapar do encarceramento. Mas eu entendo o que o João Melim tentou transmitir. Sim, isto é uma reacção àquilo que o João, que conheço desde que me recordo, escreveu no seu artigo recentemente neste jornal digital.

Temos comerciantes que pedem exactamente aquilo que é descrito no artigo do João. Todos sabemos disso e negar o óbvio é admitir que eu viveria numa realidade alternativa, mas também existem aqueles, mesmo com todas as obrigações fiscais e demais encargos, que não equacionam a ideia de desconfinamento pela altura da Páscoa como se fôssemos salvar o ano nessa altura e se questões relacionadas com a falta de liquidez dentro dos nossos lares for levantada, a retoma do Fundo de Emergência para Apoio Social, sugerido pelo PS Madeira, seria uma boa solução entre tantas outras possibilidades. O FEAS foi um apoio fundamental em todos os concelhos, especialmente no Porto Santo e esta sugestão é um sinal de aprovação daquilo que foi feito pelo executivo regional em matéria social.

Que as eleições que se avizinham não ganhem contornos menos dignos.

Em suma, aguardo com expectativa a continuação prometida de ideias e planos em matéria de desconfinamento, não para responder como faço agora, mas essencialmente porque aquilo que tem faltado, nomeadamente por parte do deputado do PS em representação do Porto Santo tem sido isso, medidas concretas e ideias alternativas. Semear o pânico sobre um verão fraco, que será bem melhor que 2020, não é solução.

Um para a esquerda e outro para a direita, porque o que difere são as ideias. Que as eleições que se avizinham não ganhem contornos menos dignos. Normalmente, na escassez de ideias e de uma narrativa consistente, as coisas tendem a ir numa direção que faz com que a política seja desacreditada.

Todos temos a responsabilidade de demonstrar que a política vale a pena!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Interrupção de abastecimento de água

Sáb Mar 20 , 2021
Terça feira, dia 23, parte da Ilha ficará temporariamente sem abastecimento de água. A informação, divulgada pela empresa Águas e Resíduos da Madeira, dá conta da interrupção do abastecimento devido a trabalhos de manutenção na rede. De acordo com a ARM, as zonas da “Estrada Pico da Ana Ferreira, Estrada […]