À procura do Santo António

Atores e cantores de palmo e meio recriam tradições e cultura na Ilha

Imagine as marchas populares tão tradicionais nesta altura do ano, imagine as cores, os sons e as marchas típicas de Santo António, São João ou São Pedro e, agora, adicione cinco dezenas de crianças a cantar e a dançar e, então, estará perante o espetáculo “À procura do Santo António”.

Inspirado na opereta “Em busca do Santo António” de José Carlos Godinho, o espetáculo que hoje subiu ao palco do Centro Cultural do Porto Santo surpreendeu a sala. Elementos do Coro Infantil Pequenos Avessos, da Oficina de Teatro cenas do Avesso e Bravinhas à Frente das Cortinas recriaram as lendas associadas ao primeiro dos santos populares, as suas origens controversas: Pádua ou Lisboa e os milagres a ele associados.

Santos populares inspiraram opereta.

Ao longo de meia hora, os cantores e atores de palmo e meio, sob a orientação de Joana Gomes e de Pedro Araújo Santos, levaram o público numa viagem pela cultura e tradições populares.

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Tudo ou nada

Dom Jun 19 , 2022
Hoje não tenho nada para dizer. Passei o dia a observar a Ilha, a ler revistas e jornais e nada. Nenhum assunto era suficientemente importante com impacto na vida de todos para inspirar dois ou três parágrafos. Bom, também não é bem assim, houve imensos acontecimentos importantes: eleições na Confraria, […]