
Sói dizer-se que hoje é a noite mais longa , no Porto Santo. Aqui e em tantos outros lugares onde se celebra o São João.
Ao longo dos tempos, associou-se essa ideia de noite longa aos festejos e aos foliões que de martelo em punho, com manjericos ou à volta da fogueira se divertiam até ao amanhecer. E, de facto, existe uma ligação profunda à duração da noite, não apenas relacionada com os divertimentos das festas joaninas, mas mais antigo, ligado aos ritos pagãos. A festa pagã ligada à fertilidade e à abundância foi adaptada a uma celebração católica, tendo como santo padroeiro São João Batista, o percursor. A data desta festividade, assinala, também, por seu turno um evento astronómico único – o solstício de verão, quando o sol atinge a maior declinação em latitude, marcada a partir da linha do Equador. Curiosamente, o momento que assinala o dia mais longo do ano que, em 2022, ocorreu a 21 de junho.
Na verdade, de dia ou de noite, de norte a sul de Portugal, há muitos dias que se assinala o São João e cujas festividades têm o seu ponto alto, hoje, comas marchas e, eventualmente, o saltar da fogueira.
Bom São João!