A minha Pátria é a Língua Portuguesa

5 de maio – Dia da Língua Portuguesa. Crédito: pt.unesco.org

265 milhões de falantes celebram hoje o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, que reúne os povos que partilham a Língua Portuguesa como traço de identidade comum – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Sendo uma das mais difundidas no mundo, a Língua Portuguesa é também a língua mais falada no hemisfério sul e cujo número de falantes ainda está em expansão.

De Pessoa a Ondjaki, de Mia Couto a Jorge Amado, entre tantos, tantos outros, a Língua Portuguesa conta com milhões de falantes que partilham não só a própria Língua, mas também aspetos históricos e culturais.

Porto Santo, 05.05.2022

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Hóquei, futsal e basquete em ação

Sex Mai 6 , 2022
Os clubes da Ilha têm este fim de semana uma agenda preenchida. O Sporting Clube do Porto Santo (SCPS) recebe, em futsal, juvenis e iniciados o Estrela da Calheta e o Porto Moniz, enquanto a equipa de hóquei em patins, desloca-se à Madeira para defrontar o HCM – A, no […]