A Ilha do Porto Santo e a Restauração da Independência

Peça de artilharia no Pico do Castelo. Crédito: visitmadeira.pt

A História da Ilha do Porto Santo cruza-se com a própria história do domínio filipino e a restauração da independência.

Mercê da sua posição estratégica, a pequena ilha situada no meio do oceano Atlântico, representou a partir do seu povoamento no século XV, uma presa e uma base. Uma presa para os piratas que vindos do Norte de África saqueavam e destruíam e uma base de apoio ao trânsito marítimo entre a Europa, a África e a América do Sul. Ainda hoje assim é!

Para proteger a ilha dos sucessivos ataques corsários, o mais grave de todos ocorrido em 1619, no qual foi morta ou escravizada quase toda a população da Ilha, Filipe III de Espanha (II de Portugal) determinou que a ilha fosse repovoada e protegida. O local escolhido para a construção de uma fortificação que protegesse as gentes foi um pico rochoso, central, sobranceiro à baía. Aí, o rei determinou que fossem edificadas casas de residência, armazéns e uma cisterna, rodeadas de muros e com artilharia.

Alguns anos mais tarde, a 1 de dezembro de 1640, já no tempo de Filipe IV de Espanha, um grupo de revolucionários restaurou a independência de Portugal, mas a história da dinastia filipina ficou para sempre ligada ao Porto Santo do qual permanece como testemunha o “canhão” encontrado na costa sul do, curiosamente chamado, Pico do Castelo!

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

AVISO - corte de água

Ter Dez 1 , 2020
A empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM lançou um aviso, via telemóvel, para um corte no abastecimento público de água, no Sítio do Campo de Cima, na Ilha do Porto Santo. A interrupção do abastecimento de água potável deverá ocorrer entre as 13 e as 18 horas, do […]