A Europa dentro Ilha

A Europa na Ilha do Porto Santo

Assinala-se hoje o Dia da Europa.

A data tem como referência a declaração do diplomata francês Robert Schuman para a criação de uma entidade europeia supranacional. Desde esse distante dia 09 de maio de 1950, a Europa, a recuperar da IIª Guerra Mundial, assistiu a profundas transformações e tocou as vidas de milhões de europeus.

Portugal também participou dessas mudanças, sobretudo a partir de 12 de junho de 1985, com a assinatura do Tratado de Adesão. As alterações, desde então, passam por campos tão diversos que vão da Economia, ao Ambiente, da Educação, à Política, entre tantas outras áreas.

Projetos europeus na Educação e no Ambiente, na Ilha do Porto Santo

Alunos do Porto Santo visitam a Sicília
Jovens estudantes europeus em projeto de partilha.

São muitos os projetos patrocinados por fundos europeus na Ilha do Porto Santo.

O jornal digital A Ilha faz referência a dois, atualmente em execução, nas áreas do Ambiente e da Educação: Life Dunas e Erasmus.

O Programa Life da Comissão Europeia apoia atualmente a recuperação das dunas do Porto Santo. O projeto de investigação/ação, na zona da Calheta, procura soluções para reduzir o impacto da ação humana no cordão dunar porto-santense.

Na área educativa, ao abrigo do programa de intercâmbio, seis alunos e duas professoras estão neste momento em Itália, na Ilha da Sicília no âmbito Erasmus+, K220, Parcerias de Cooperação na Educação Escolar, no projeto “Online school space for educational innovation.eu”.

Embora distante de Bruxelas e de Estrasburgo, a Ilha vive o sonho de Schuman. Parabéns, Europa!

Porto Santo, 09.05.2022

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Ambiente em debate na Ilha

Ter Mai 10 , 2022
O Seminário Desafio das Alterações Climáticas em Regiões Insulares está a decorrer na Ilha do Porto Santo. Um seminário que trouxe até à Ilha um vasto conjunto de especialistas em diversas áreas associadas ao Ambiente e que conta com quatro painéis: Adaptação às alterações climáticas, Investigação e inovação no Porto […]