A areia foi a lavar

A Natureza a preparar o próximo Verão

A praia na ilha do Porto Santo é, por estes dias, palco de uma extraordinária demonstração da força da Natureza: milhões e milhões de metros cúbicos de areia são arrastados para o largo. E, no extenso areal, o dourado dá lugar ao cinzento do calhau rolado.

“Vai a lavar!”, afirma despreocupado o senhor João, enquanto segura a cana de pesca que o vento não dá descanso e o mar está bastante agitado. “Vai a lavar. É sempre assim todos os anos.”, repete ao jornal digital A Ilha.

A forte agitação marca a paisagem por estes dias

As fortes correntes marítimas, aliadas à maré cheia e aos ventos de sul têm vindo a despir a praia, em particular, na zona da baía entre a Fontinha, a Vila e o Porto de Abrigo.

Depois de ter feito as delícias de milhares de veraneantes, entre turistas e residentes, a areia é temporariamente deslocada para outras paragens. “Daqui a uns meses está de volta. Limpa e preparada para receber de novo toda a gente”, concluiu o senhor joão, enquanto recolhe a linha, vazia.

Na praia do Ribeiro Cochino, menos despida, os últimos turistas, maioritariamente estrangeiros aproveitam o sol de inverno e arriscam mesmo um banho nas águas quentes, mas agitadas, da Ilha Dourada.

De Verão ou de Inverno, a Ilha é sempre Porto Santo

Carlos Silva

Depois de uma viagem tranquila, mergulhado num mar de dúvidas, aportei a 2 de setembro de 1999, à Ilha do Porto Santo! À chegada, uma doce e quente onda de calor, qual afago de mulher amada, assaltou-me, até hoje! Do sucedido de então, até aos dias de hoje, guardo-o na memória; os sucessos, de hoje em diante, aqui ficam, para memória futura, da minha passagem pela Ilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Next Post

Porto Santo Verde deixa (quase) um milhão de euros de dívidas

Ter Nov 17 , 2020
A empresa municipal Porto Santo Verde foi declarada insolvente. Para trás fica quase um milhão de euros de dívidas. Segundo do Diário de Notícias da Madeira, a empresa municipal porto-santense foi declarada insolvente no início deste mês. Detida em 51% pela Cãmara Municipal e 49% pela Sociedade de Desenvolvimento do […]