
O projeto Porto Santo Smart Fossil Free Island (PS-SFFI) irá contar uma 2ª central de baterias.
A instalação de uma segunda central deste género na Ilha foi integrada pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) no Plano de Recuperação e Resiliência. ” Permitirá um novo incremento da capacidade a instalar, estimada num reforço de 4,6 MW e, assim, ultrapassar em mais de 50%, a contribuição de eletricidade renovável”, referiu o porta voz da EEM. A instalação tem a entrada em funcionamento prevista para final de 2022.
No mesmo documento enviado à redação do jornal digital A Ilha, Agostinho Vieira dá conta da adaptação da legislação nacional à Região, relativa ao autoconsumo de energia renovável, “ficam criadas as condições para a participação de todos, como contributo para o desenvolvimento de uma ilha mais “verde”, referiu.
Agostinho Figueira salientou ainda o papel da EEM, através do projeto Porto Santo – Smart Fossil Free Island, em potenciar a implementação das vertentes energia sustentável e mobilidade sustentável, desvalorizando o impacto da instalação de um novo posto de combustível na Ilha. “Salvo melhor opinião, não ditará o consumo adicional de combustíveis e não porá em causa o projeto de mobilidade sustentável definido”, acrescentou.