
Faltam apenas 15 dias para a eleição do Presidente da República Portuguesa, para o quinquénio 2021-2016.
Este é também o período dedicado à campanha eleitoral. Durante 14 dias, os sete candidatos desdobrar-se-ão em contactos e ações de campanha junto dos eleitores. Neste ano, o ato eleitoral tem levado os diversos candidatos a evitar as campanhas tradicionais e optarem pelos meios tecnológicos para esse contacto.
Até ao momento apenas João ferreira, candidato apoiado pelo PCP, esteve no Porto Santo, durante o período pré-eleitoral.
Os órgãos de comunicação social estão obrigados, durante estas duas semanas a respeitar o equilíbrio e a igualdade de oportunidades entre as diversas candidaturas.
Votos de eleitores em confinamento obrigatório
Os eleitores que, devido à pandemia, se encontrem em confinamento, podem votar antecipadamente. De acordo com as instruções da Comissão Nacional de Eleições (CNE), os eleitores podem requerer o exercício do voto antcipado, através do registo em plataforma digital, disponibilizada pela Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, a partir do 10º e até ao final do sétimo dia antes do ato eleitoral. O pedido de voto antecipado pode ainda ser realizado, na Junta de Freguesia, por um representante legal da pessoa confinada.